Nintendo Wii Logo - vazou-todo-fonte-wii

E eis que vazou todo o código fonte do Wii!
A notícia poderia parar por aqui, pois isso já é ruim por sí só, mas o negócio é muito, MUITO, mais complicado e danoso do que você imagina!

Este post foi atualizado com mais informações sobre Verilog e potenciais utilidades para esse vazamento! Leia no final.

Você talvez já deva saber mas durante as últimas semanas no forum 4chan várias coisas antigas relacionadas à Nintendo foram vazadas, começando com uma versão antiga da ROM de debug do Pokemon e seu código fonte, depois uma versão de debug mais recentemente para o 3DS, depois as chaves de todos os consoles até o DSi e agora o maior de todos os vazamentos: o código fonte completo do Wii, junto com os arquivos de design, documentação e, basicamente, tudo usado na criação do Revolution, codenome do Wii.
Os arquivos parecem terem vindos de um computador hackeado da empresa BroadOn, que a Nintendo contratou para desenvolver a maioria do hardware e software do Wii.

Eu não vou prover nenhum link aqui, se bem que você poderá achar tudo facilmente no 4chan, mas aqui está uma lista de todo o conteúdo desse imenso vazamento:

  • Código fonte do boot0/1/2;
  • Diagrama de bloco/datasheets de cada componente do sistema & Verilog do AES/SHA;
  • Documentos da BroadOn descrevendo planejamento de funções e implementações + APIs + documentos de softwares internos;
  • SDK completo do IOS (IOS é o Sistema Operacional do Wii);
  • Código fonte do IOS;
  • Documentos de planejamento do sistema de 2004-2006;
  • Algum código fonte de bibliotecas do SDK do Wii (DVD, EXI);
  • Código fonte e informação de como fabricar e publicar sistemas;
  • Alsumas coisas da Nintendo (SDK interno do WPAD de 2005, Overview do RVL_SDK 1.0 do Wii);
  • “sdboot”, uma versão especial de fábrica do boot2 que carrega dados de cartões SD; bem instável e potencialmente “exploitável” para execução de código em todos os Wiis já que ela é assinada;
  • Coisas relacionadas ao Gamecube and iQue, como: documentos internos do GC incluindo layout físico dos discos e um dump de 2GB+ do iQue que inclui CVS completo).

O mais louco desse vazamento são os datasheet, digarama de bloco e arquivos Verilog de cada componente. Verilog é uma linguagem de descrição de hardware e é usada para descrever circuitos através de código, portanto com isto podemos aprender como cada pedacinho do Wii foi feito.

Além desse vazamento, abaixo deixo uma lista de tudo que já vazou nas outras semanas:

  • Build de debug do Pokemon Blue e Yellow;
  • Código fonte do Pokemon Blue e Yellow;
  • Build de debug da versão Japonesa do Pokemon G/S;
  • Symbol Map do Pokemon Crystal;
  • Código fonte do Pokemon G/S;
  • Demos do Spaceworld ’99;
  • Emulador oficial do GameBoy;
  • Listas internas para os sistemas Nintendo até o DS que listam tudo que foi lançado e não foi lançado;
  • Builds de debug do Pokémon Gen 7, legality checkers oficiais do 3DS, uma CIA do O-Power e uma CIA de VC do Mew;
  • Código fonte para N64, Gamecube e Wii.

Vou deixar aqui também um pequeno vídeo que mostra um dos demos que vazou: uma ROM usada pela Nintendo para testar os consoles:

Provavelmente mais vazamentos como estes deverão ocorrer, mas dada a extensão de tudo o que já vazou até agora, este pode ser o maior vazamento de dados confidenciais da história dos videogames!

Atualização de 04 de Maio às 20:10:
Bom, só pra explicar melhor porque todo esse reboliço em relação a este vazamento eu vou contextualizar um pouco mais sobre o que é Verilog e potenciais utilidades desse vazamento.

check O que é Verilog?
Comecando pelo Verilog, como eu disse acima, ela é uma linguagem de descrição de hardware, mas o que é isso, realmente? De acordo com a definição a LDH é uma classe de linguagens de computador (linguagem de especificação) para uma descrição formal e design de circuitos eletrônicos, e mais comumente, a lógica digital. Pode descrever o funcionamento do circuito, a sua concepção e organização, e ainda testá-lo para verificar seu funcionamento por meio de simulação.
Ou seja, um arquivo Verilog diz ao projetista como o circuito funciona, como ele trabalha, como processa dados, etc. É o código fonte de um chip! É como uma receita de bolo! O chip é o bolo e o verilog é a receita do bolo. Com a receita você cria um bolo que vai ter o mesmo gosto mas pode ter um formato diferente. Lá dentro do bolo vão estar todos os ingredientes do bolo original e uma pessoa que estiver vendada provando este novo bolo não terá como distinguir este do bolo original!

Se levarmos a analogia ao mundo dos consoles fica assim:

  • O bolo criado por você é o Wii feito feito baseado nas especificações Verilog que vazaram;
  • O provador vendado é o jogo do Wii;
  • O sabor que será o mesmo é o jogo rodando igualmente no console feito com base nas especificações Verilog que vazaram.

Ou seja, dá pra criar um console 100% idêntico ao console Wii da Nintendo em termos de funcionalidade e compatibilidade com softwares e hardwares oficiais!

check Quais as potenciais utilidades desse vazamento?
Conforme mencionado acima, o vazamento por si só já permite que empresas com o maquinário correto e a “coragem” de enfrentar a Nintendo fabriquem seu próprio clone de Wii com 100% de compatibilidade, mas dadas as implicações legais que isso causa ou causará, eu duvido que isto chegue a acontecer. Portanto vou listar algumas outras “utilidades práticas” para a cena Wii com este vazamento em específico:

  • Entender o hardware a ponto de achar falhas no hardware e melhor explora-las (quem sabe criar CFW, exploits novos, etc);
  • Definitivamente melhorar os emuladores atuais ou até mesmo criar um novo que seja 100% compatível com todos os jogos e softwares existentes;
  • Como uma arquitetura nova sempre se baseia em pedaços de código de arquiteturas anteriores estes documentos podem abrir as portas de consoles mais atuais como WiiU e, quem sabe, Switch!

Entendeu agora porque do reboliço todo??! 🙂

Bom, é isto!
Fiquem ligados pois não sabemos o que mais pode acontecer nos próximos dias/semanas.

Se você tiver qualquer sugestão de melhoria conte-nos através do formulário de contato!

Um grande abraço,
Equipe GameMod design